As redes sociais na Internet são serviços que têm como objetivo o estabelecimento de ligações entre utilizadores que se conhecem ou que partilham interesses ou atividades comuns, permitindo assim uma troca de experiências, vivências e conhecimentos.
Os conteúdos divulgados numa Rede Social podem ser armazenados pela mesma ou por outras entidades, o que pode constituir uma vulnerabilidade. Tendo em conta que os custos de armazenamento de dados são cada vez menores, as entidades procedem à criação de dossiês digitais que contêm todos os dados dos utilizadores das redes sociais. Desde os elementos de cada perfil que foram anexados e/ou eliminados ao longo do tempo, bem como as ligações que foram criadas e/ou removidas entre os utilizadores.
Quais os principais problemas de segurança encontrados nas redes sociais?
Os spammers começaram a interferir nas redes sociais. O que outrora era um problema (quase) específico do correio eletrónico tornou-se, hoje em dia, um problema que tem um raio de ação maior - afetando diretamente as redes sociais e quem as utiliza.
As técnicas mais usadas pelos spammers são:
Uso de software especializado, como por exemplo o FriendBot, que automaticamente envia pedidos de amizade e comentários com publicidade. Estas ferramentas utilizam a pesquisa prévia para que a publicidade que enviam seja do interesse do utilizador;
Envio de comentários com ligações dinâmicas para sítios eletrónicos que pretendam vender um determinado produto;
Envio de pedidos de amizade através de perfis falsos (criados para seduzir o utilizador a aceitar o pedido de amizade). Esse perfil contém, por sua vez, ligações dinâmicas para sítios comerciais ou sítios de phishing;
Envio de comentários para os perfis dos falsos “amigos”. Tipicamente, as ferramentas de SPAM angariam o máximo de amigos possível, enviando depois o maior número de mensagens para os seus perfis;
Roubo de palavras-passe de um determinado perfil, para este ser utilizado no envio de SPAM.
Atualmente ainda não existem filtros para SPAM nas redes sociais. No entanto, é aconselhável que um utilizador bloqueie a possibilidade de enviar comentários, bem como a aceitação automática dos comentários dos “amigos”.
Os riscos de SPAM nas redes sociais são os mesmos associados ao SPAM tradicional:
Sobrecarga de tráfego na ligação;
Perda de confiança no serviço;
Phishing – Roubo de identidade;
Risco específico de SPAM nas redes sociais: o perfil de um utilizador comum pode ser confundido com um perfil de um autor de “spam”.
Como posso proteger-me das potenciais ameaças presentes nas redes sociais?
Limite a quantidade de informações pessoais que coloca online – Não publique informações que o tornem vulnerável (Ex: morada, telefone, etc...). Tenha cuidado com as informações que terceiros colocam sobre si online.
Lembre-se que a Internet é um “local” público – Publique apenas informação que pode ser acessível a qualquer pessoa. Esta recomendação é válida não só para as redes sociais mas também para blogs e outros fóruns de discussão. A partir do momento que coloca informação online não é garantido que esta possa ser completamente removida; por isso tenha cuidado antes de a disponibilizar.
Esteja atento aos estranhos – Nunca revele informações importantes a pessoas que não conhece verdadeiramente.
Seja cético – Não acredite em tudo que lê online.
Consulte as políticas de privacidade dos serviços que utiliza – Algumas redes sociais partilham e vendem as informações dos seus utilizadores a outras entidades.
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